A igualdade entre os sexos (também chamada de igualdade entre os géneros ou igualdade sexual) é um conceito que define a busca da igualdade entre os membros dos dois géneros humanos, homens e mulheres, derivado de um pensamento numa injustiça, existente em diversas formas, de desigualdade entre os sexos.
Diversos organismos internacionais definiram a igualdade entre os sexos relacionada aos direitos humanos, especialmente aos direitos da mulher, e ao desenvolvimento económico.
Em muitas empresas apenas contratam um dos sexos, deixando o outro sexo sem oportunidade de arranjar emprego nessa empresa.
O princípio da igualdade entre homens e mulheres e, particularmente, o princípio da igualdade salarial está consagrado no Tratado e ao longo dos últimos 30 anos foi adoptada diversa legislação nesta matéria. Em 2006, o Parlamento Europeu e o Conselho adoptaram a “Directiva relativa à aplicação do princípio da igualdade de oportunidades e igualdade de tratamento entre homens e mulheres em domínios ligados ao emprego e à actividade profissional”, que significa que o Parlamento Europeu aplicou regras para que os homens e as mulheres tivessem as mesmas oportunidades de emprego, que incorpora 7 directivas existentes e regulamenta os seguintes aspectos:
-Acesso ao emprego, incluindo a promoção, e à formação profissional;
-Condições de trabalho, incluindo remuneração;
-Regimes profissionais de segurança social.
A Estratégia de Lisboa fixou, para 2010, o objectivo de 60% para a taxa de emprego das mulheres, que é actualmente de 55,7%. A Resolução sobre a igualdade entre mulheres e homens na União Europeia, adoptada pelo Parlamento Europeu, apela a acções mais dinâmicas e de maior vulto, não só para transpor a legislação comunitária tendente a reduzir as diferenças de remuneração, como também para pôr termo à discriminação entre sexos no mercado de trabalho, no intuito de que aumente a proporção de mulheres que ocupam cargos de nível elevado correspondentes às suas capacidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário